06 fev
BEM VINDOS, COLEGAS, UMA REFLEXÃO INICIAL:
Dividiremos corredores, chegaremos em dias de chuva, trabalharemos, questionaremos, uma dor ou outra, uma alegria ou muitas, um papo no café.
Serão dias de indignação, alguns de contentamento e esperança. Um destempero ou outro, um ato de compreensão ou outro.
Dormiremos, sonharemos, cuidaremos dos filhos, da casa, e avidamente dos nossos pertences.
Com que roupa iremos trabalhar? e com qual energia? com qual sorriso? qual paz? qual conciliação?
Alguns dias encontraremos o sentido da vida na última aquisição, nos bens que compramos, outros na ventura de crescermos, de melhorarmos as nossas imperfeições.
Colegas chegando, colegas partindo, novas simpatias, novas amizades, talvez.
Alguns cuidarão mais da saúde, dando o primeiro passo em direção ao exercício, à melhor alimentação, outros somarão adiamentos diários.
Alguns dias olharemos o calendário e, espantados, comentaremos que os dias passam muito rápido, e muitos de nós, bem depressa, voltarão ao cárcere seguro do “fazer tudo igual, todos os dias”.
Falaremos de viagens, sonharemos com viagens, e alguns viajarão!
Veremos injustiças: todos sentiremos medo, mas – ainda – nem todos terão coragem.
Em alguns momentos, todos sentiremos tristezas, saudades, mas nem todos seremos solidários.
Não sem luta, preservaremos direitos, e, quem sabe mais conquistas.
Mais dias, telefonemas, prazos, e comentaremos à exaustão uma notícia da tv, um acontecimento com um colega.
Mais chuva, sol forte, virão os belos dias de outono na capital, outros de frio, e mais trânsito.
Filhos crescendo, trabalho, processos, uma reunião ou outra, horário a cumprir, um exame de saúde ou uma visita pendente pra fazer.
Muitas vezes caminharemos sonâmbulos desta matemática quase simples da vida, seguimos.
E mais um ano se passará, construído na soma destes dias, de tantos segundos cotidianos: a soma de tudo o que fizermos, pensarmos, agirmos, e serão estes dias a impressão indelével que deixaremos para a nossa família, para os que convivem e conviveram conosco.
E não nos enganemos: como agirmos – e deixamos de agir – falarão muito mais de nós, do que dizemos acreditar, do que dizemos professar, condenar, do bem que dizemos praticar, do que dizemos não concordar.
Também a nossa Casa de trabalho, de quem cada vez mais a sociedade espera e precisa, será a soma de tudo o que nós formos: a soma de todas as vezes que executamos o trabalho que a vida nos oportunizou empregando o nosso melhor, a soma dos momentos que estudamos e nos aprimoramos, a soma de todas as ocasiões que lutarmos por melhores condições de trabalho, de quando percebermos das injustiças e omissões e as combatermos, a soma de todas as oportunidades que optarmos pelo diálogo e respeito fraterno.
Também a ASTC será a soma destes dias, a soma de seus associados, colaboradores, do esforço comum e de tudo o que acreditarmos possível. Juntos, atentos, ativos.
Bem vindos colegas, bem vindos os dias que se seguirão, que a soma seja sempre positiva!
Diretoria Executiva – ASTC
JUNTOS POR UMA ASTC CADA DIA MELHOR
Mantenha-se informado, acesse o site www.astc.org.br