22 de setembro: Dia Mundial Sem Carro

Atualmente a quantidade de carros no mundo inteiro soma mais de 800 milhões e mais de 46 milhões no Brasil. Consequentemente, esses números mostram o alto consumo de combustíveis, gerando mais poluentes para a atmosfera, como o gás carbônico (CO2). Esse gás é considerado por muitos cientistas um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.

diamundial_semcarro

Dessa forma, pensando em resgatar um novo conceito de qualidade de vida, foi criado o Dia Mundial sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro. O objetivo é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que a população experimente, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade.

História

O Dia Mundial Sem Carro surgiu na França, em 1997, como um protesto e momento de reflexão sobre a dependência excessiva que temos dos automóveis. A partir daí, gradativamente vários outros lugares passaram a celebrá-lo, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas e também de ativistas que lutam também por uma melhor mobilidade urbana. Cidades como Amsterdã, Copenhague, Ottawa e Freiburg proibiram aos seus habitantes o uso total ou parcial de carros em suas ruas, avenidas e centros históricos.

Boas práticas

Para diminuir o uso de veículos algumas mudanças de hábitos são necessárias como planejar melhor os deslocamentos, fazer caminhadas ou andar de bicicleta em caminhos curtos, optar por veículos movidos a álcool (menos poluente do que a gasolina) e optar por meios de transporte coletivo.
Tendo compreensão da importância de ações como essas, a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina (ASTC) está organizando uma Pedalada em outubro, na região central de Florianópolis. O objetivo é incentivar os associados e a comunidade a usar outros meios de transportes que podem melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente. Os interessados devem confirmar participação na Secretaria da ASTC.