Nota Informativa

A ASTC  realizou, em  29 de junho, mais uma reunião com servidores aposentados. Nesta segunda reunião, foi organizada a pauta de reivindicações apresentadas pelos aposentados e que já haviam denegadas pela administração superior da Casa. A diretoria da ASTC irá submeter esta paute à apreciação do advogado especialista em direto público, para a orientação quanto às possíveis medidas judiciais.

Além disso, a comissão de colegas aposentados constituída para a inclusão, em nosso estatuto, da Diretoria de Aposentados, entregou os primeiros resultados.

Por fim, atendendo a pedido de uma colega aposentada, incluímos, no site da ASTC, um link com modelo de pedido de documentos ou informações à Casa. Este documento pode ser, inclusive, preenchido e impresso na própria ASTC (espaço do associado/documentos), com a ajuda das nossas colaboradoras.

Outra questão trazida à discussão foi a maneira com que somos tratados na instituição quando nos aposentamos. O processo de ruptura se manifesta de diversas formas: uma vez aposentados deixamos, muitas vezes, de integrar as pautas de reivindicações comuns a todos os servidores, não temos mais acesso à vacinação, biblioteca, entre outros serviços, e muitos foram os que se aposentaram sem qualquer palavra ou reconhecimento da Casa.

Sabemos que a aposentadoria, constitucionalmente, impõe, de fato, uma situação jurídica diferente, que inclui o nosso sistema remuneratório, mas é preciso lembrar que a aposentadoria não pode ser um processo de descarte, como se nunca tivéssemos feito parte da história da instituição e das pessoas com quem convivemos.

Procurando fazer a sua parte, a ASTC, com o apoio de servidores ativos e aposentados, está procurando contribuir para um futuro diferente.

Lembramos aos nossos colegas em atividade: a aposentadoria é uma conquista árdua que não se atinge, apenas, mediante a contribuição previdenciária, mas na luta por práticas de gestão de pessoas mais humanas, por uma cultura de respeito, dignidade e solidariedade. Um caminho que devemos pavimentar agora e que aproveita a todos.

DIRETORIA EXECUTIVA ASTC