Novembro Azul

O Novembro Azul integra a programação mundial para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção da doença. Em menos de 30 anos, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou mais de 95% e é o segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o de pele não melanoma. Conforme o Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. O mês ainda tem um reforço nessa luta: 17 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.

Os exames de prevenção ao câncer de próstata são o de toque e a dosagem de PSA. Estes exames não acusam a existência da doença, mas a necessidade de se fazer outros exames. Eles são recomendados a partir dos 40 anos de idade, anualmente. Mas, é importante conversar com seu médico sobre o assunto desde cedo, pois cada caso é um caso. Quem tem histórico de câncer na família deve ficar mais atento. Se você quiser saber mais informações sobre o câncer de próstata na cartilha desenvolvida pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Se o símbolo do movimento outubro rosa é um laço rosa, o da campanha novembro azul é o bigode ou mustache (em inglês). O símbolo caiu na graça dos fashionista e virou tema para desenvolvimento de vários itens de moda como acessórios e estampas.

CARTILHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

http://estaticog1.globo.com/2013/11/08/cartilha.pdf

Fonte: http://www.coater.com.br/paraguacu-paulista/noticia/100/novembro-azul-conscientiza-homens-para-prevencao-do-cancer-de-prostata

Fonte Imagem: http://alessandrafaria.com/2013/11/novembro-azul-movimento-mustache/