ASTC divulga:

Cantus Firmus

Música Medieval e Renascentista

apresenta o concerto

Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas

‘Música da Renascença Francesa’

O Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista, foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, Santa Catarina, em 2003.  Hoje, é formado por cinco cantores e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista na Europa.

Celebrando os 15 anos de existência, o grupo apresenta o concerto Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas. A apresentação é toda composta por ‘chansons francesas’ do séc. XVI. As ‘chansons’ (canções) francesas do Renascimento são caracterizadas pela escrita rebuscada e pelas temáticas de caráter popular. No alto renascimento francês, a canção alcançou um nível extraordinário de requinte poético, graças a compositores como Claudin de Sermisy, Clement Jannequin e Josquin des Prez.

As letras das canções retratam desde poemas em torno do tema do amor impossível até a linguagem de duplo sentido, ao tratar das situações jocosas para com o sexo, como é o caso da chanson Mon Amy de Ninot Le Petit (? – c.1502). Por outro lado, Tourdion de Pierre Attaingnant (c. 1494 –1552), por exemplo, é uma famosa canção de taberna, que festeja o ato de comer e beber, antes dos soldados irem para a guerra.

O concerto do Cantus Firmus propõe ainda uma breve aula de história da música, tanto para leigos, quanto para aqueles que já possuem algum conhecimento na área. Esse aspecto didático é apresentado ao público associando a prática da música aos comentários e explicações sobre as composições daquela época.

A linguagem utilizada nos comentários das peças musicais sempre procura o tom exato entre a informação bem colocada, a clareza e simplicidade nos dados fornecidos ao público, para que o espectador possa desfrutar da performance do grupo com o máximo de sua atenção, sem ser prejudicado por nenhuma complexidade que venha afastá-lo da fruição puramente musical.

O concerto terá o acompanhamento de uma cópia de um instrumento musical da época, próprio para acompanhamento dos cantores: um alaúde pré-barroco. Este instrumento data da época das composições dos madrigais, o chamado período ‘maneirista’, por volta de 1650 e serve para acompanhar tanto a música renascentista quanto a música do início do período barroco.

Este projeto está sendo realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.Os municípios contemplados são: Antônio Carlos, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara e Palhoça.

CANTUS FIRMUS

 

O Cantus Firmus

O Cantus Firmus é um grupo especializado na música vocal da Idade Média, do Renascimento e do início do período Barroco, abrangendo um repertório que vai de 1150 até 1650.

O grupo trabalha com cópias de instrumentos utilizados na época (um alaúde Pré-Barroco, de 1644, e flautas Ganassi, de 1550). O estudo da sonoridade, das articulações e da retórica do discurso musical de cada composição procura valorizar aspectos genuínos da escrita antiga. As tessituras são modificadas para favorecer a precisão da afinação proposta pelo período e as vozes procuram um ajuste mais fino com a estética da época.

O repertório do grupo abrange diversas formas e períodos: um conjunto de obras vocais que vai do séc. XII ao séc. XVII (Idade Média, Renascimento e início do período Barroco). Das canções francesas do séc. XVI, passando pelos motetos sacros do séc. XIII, aos villancicos espanhóis do séc. XV, e obras completas como a Missa Brevis de G. P. Palestrina (séc. XVI), o grupo procura estudar cada obra em particular, seu modo de execução na época e tratamento musical.

Os concertos propõem uma íntima ligação entre o passado e o presente, o resgate de sonoridades longínquas unidas às características estéticas e de imaginário do homem contemporâneo. É através de concertos didáticos que o grupo Cantus Firmus se posiciona como conjunto interessado em pesquisar a fundo o repertório da chamada ‘música antiga’, e permitir ao público uma apreciação das peças vocais e instrumentais escritas naqueles períodos com o máximo de autenticidade.

CANTUS FIRMUS

Cantus

(esquerda para a direita)

  • Eduardo Serafin – tenor
  • Marcelo Aguiar – baixo
  • Jefferson Bittencourt – contratenor/alaúde
  • Francis Persich – tenor
  • Fernando De Carli – barítono

Canal no You Tube: https://www.youtube.com/user/CantusFirmus7

Contato:

48 – 99019366 (Jefferson Bittencourt)

[email protected]

www.cantusfirmus.art.br

Programa

Música da Renascença Francesa

  1. 1. Tant que vivray – Claudin de Sermisy (c.1490-1562)
  2. 2. Mon Amy – Ninot Le Petit (? – c.1502)
  3. 3. Comment Au Départir – Pierre Cléreau (c.1515-1569)
  4. 4. La, La, La, Je ne l’ose dire – Pierre Certon (1520-1572)
  5. 5. Il est bel et bon – Pierre Passereau (1509-1547)
  6. 6. Mille Regretz – Josquin de Prez (1450-1521)
  7. 7. En m’en venant de veoir – Clément Janequin (1485-1558)
  8. 8. Tourdion – Pierre Attaingnant (c. 1494 –1552)
  9. 9. En actendant – Alexander Agricola (c.1446-1506)
  10. 10. Ung mari se voulant coucher – Clément Janequin (1485-1558)
  11. 11. J’atens le temps – Clément Janequin (1485-1558)
  12. 12. Martin menoit son pourceau – Clément Janequin (1485-1558)