31 out Fernanda e Simone, a dupla que supera desafios no esporte
O I Brasileiro de Vôlei dos Tribunais de Contas vai ocorrer entre os dias 2 e 6 de novembro, em Brasília/DF, e contará com as modalidades vôlei de praia e vôlei de quadra.
A atleta Fernanda Niehues Faustino, que vai representar a ASTC no campeonato, conta que o esporte é um bom incentivo à socialização, pois gera amizades fora do ambiente de trabalho. “Acredito que todos deveriam praticar algum esporte para se sentir mais feliz e realizado…Fazer algo que goste e que lhe dê prazer. Isso contribui tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional”, disse a atleta.
Apaixonada pelas aulas de educação física desde a 5ª série, Fernanda desbravou o universo do vôlei desde criança. Começou participando dos Jogos Escolares de Imbituba e, em seu último ano, foi a atleta que levou a tocha na Cerimônia de Abertura. Sua trajetória não parou por aí.
Em Florianópolis, cursando o ensino médio no Instituto Estadual de Educação, a atleta foi auxiliada por Ivo José Oliveira, mais conhecido por Badeco, famoso por treinar a seleção brasileira juvenil. Ao entrar na faculdade, em 2000, Fernanda teve que dar uma pausa nos treinos, porque além de estudar, também trabalhava. Mesmo assim, não desistiu do seu esporte favorito.
Em 2008, Fernanda entrou no Tribunal de Contas e descobriu que havia um time que treinava com frequência para participar das Olímpiadas dos Tribunais. Não demorou entrar para o time e, desde então, não parou mais de jogar. Passou a treinar duas vezes por semana junto às outras meninas do TCE, dentre elas, Simone Cunha de Farias, que também vai participar do campeonato esse ano. “O nosso time aluga quadra e contrata treinador e dividimos os custos entre as atletas. Tudo isso pelo amor ao esporte, não conseguimos parar de jogar!”, comenta Fernanda.
Simone também entrou jovem no mundo dos esportes. Aos quatro anos, começou a praticar natação no Fluminense F. C., no Rio de Janeiro, onde permaneceu até os dez anos, quando se apaixonou pelo vôlei e já representava Florianópolis nas categorias mirim, infantil e juvenil. Em 1985, a jogadora foi convocada para a Seleção Catarinense Infantojuvenil de Vôlei, marcando o momento mais importante do início da sua trajetória no esporte. Nesse mesmo ano, Simone recebeu a convocação para o JASC -Jogos Abertos de SC, representando a seleção adulta de Florianópolis com apenas 16 anos.
Ao longo de sua carreira, também marcou presença em outras modalidades, como handball e atletismo. Em 2007, Simone participou da sua primeira competição no TCE, e no ano seguinte já conquistou suas primeiras medalhas. Conquistou ouro no vôlei e prata no basquete, nos I Jogos Regionais dos Servidores dos TC’s. Além dessas duas medalhas, conquistou premiações na natação.
Em 2013, no V Nordestão, ganhou medalha de ouro no vôlei de areia junto com Fernanda. Simone também conta que, no esporte, aprendeu a entender seus limites, inclusive a se preparar para resultados não esperados. “A vivência esportiva é uma linda oportunidade para a vida pessoal e profissional, nos ensina a raciocinar rapidamente, exercitar a memória, buscar objetivos, criar estratégias, trabalhar em grupo e a canalizar emoções”, comenta Simone. ”O Esporte nos proporciona amizades sinceras que levamos para fora das quadras, como a que tenho pela Fernanda”.
Simone também destaca o apoio que recebe da família em todas as suas escolhas. “Agradeço a compreensão de meu esposo José Carlos e de meu filho Enzo que são meus maiores incentivadores”, enfatiza. A dupla Fernanda e Simone participaram de vários campeonatos em Florianópolis e outras regiões do Estado, como as Copas Astel, Elase, Atena, CDS – UFSC; e campeonatos Master organizado pela Liga Catarinense de Voleibol e Master Estadual.
Confira importantes conquistas do vôlei feminino do TCE/SC:
– 2008: Jogos Regionais dos Servidores em Curitiba – 1º lugar na modalidade de vôlei de quadra feminino.
– 2010: Nordestão realizado em João Pessoa/PB – 3º lugar no vôlei de quadra e 3º lugar no vôlei de praia.
– 2012: Caldas Novas/GO – 3º lugar no vôlei de quadra.
– 2013: Nordestão em Maceió/AL – Medalha de prata no vôlei de quadra e
A dupla Simone e Fernanda receberam medalha de ouro no vôlei de praia.
– 2016: Olimpíadas do Mercosul em Foz do Iguaçu – A dupla Fernanda e Flávia Letícia receberam medalha de ouro no vôlei de praia.
Além das referidas atletas, também participaram do time de vôlei feminino do TCE/SC em Olimpíadas dos TCs as seguintes servidoras: Flavia Letícia Fernandes Baesso Martins; Andressa Zancanaro de Abreu; Juliana Fritzen; Rosangela Flores Hass; Tatiana Kair Medeiros da Silva; Vanilda Joenk Ribeiro; Daniela Aurora Ulyssea; Verônica Lima Correa; Joceline Coelho; Mirian Teresinha Demonti Rosa; Janete Ratuchenski; Neuza Vieira Schnorrenberger (in memoriam); Marli Teresinha Andrade da Luz Fontes; Maria do Carmo Coan Farias; Nadya Eliane Zimmermann Ventura; Taiza Irene de Haro; Eliane Guettky e Gustavo Piccoli Pfitscher, técnico e apoiador do time.
Parabéns a todas as atletas pelo esforço e dedicação em todas as edições dos Jogos e esperamos que continuem participando e trazendo medalhas ao TCE/SC.