Palestra promovida pela ASTC fala sobre a mulher e seu lugar na história

A Associação dos Servidores do TCE/SC (ASTC) recebeu nesta quinta-feira (31/3) a historiadora e professora da UFSC Joana Maria Pedro para falar sobre os direitos das mulheres e seu protagonismo nas lutas sociais. A palestra aberta ao público abriu a programação de 2016 do projeto Trilha do Conhecimento promovido pela entidade.

Ao iniciar o debate, Joana apresentou as principais lutas e conquistas das mulheres desde o século XIX. Direitos de trabalhar e receber salário pelo trabalho, poder estudar em níveis formais de educação, receber herança, ter patrimônio, votar e ser eleita. A professora enfatizou que esses e outros direitos duramente conquistados não podem ser retirados pelas “ondas” conservadoras da sociedade. “O espaço doméstico por exemplo é ainda o lugar mais difícil de divisão de tarefas”, disse. Para a historiadora, o atual momento é de emergência de antigos preconceitos com novas roupagens, acusações ao feminismo, a questão da “ideologia de gênero” e vigilância moral sobre a privacidade. “A diferença existe, mas ela não pode ser hierarquizada”, enfatizou.

Além de abordar as questões atuais sobre a mulher, Joana fez um resgate histórico relatando como foi a luta pelo direito ao voto em diversos países. A Nova Zelândia foi o primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres, em 1893. O código eleitoral brasileiro permitiu o voto em 1932.

Questões ligadas às relações de trabalho e afetivas também foram discutidas. As mulheres presentes no evento compartilharam suas percepções e experiências vividas no cotidiano. “Nós queremos lutar pela escolha da mulher, seja para seguir uma carreira ou ser dona de casa. O mundo perde muita inteligência privando a mulher de seus direitos”, destacou Joana.

foto2