PESQUISA INTERNA DE AVALIAÇÃO DO TCE

QUE TRIBUNAL DE CONTAS QUEREMOS?

 Ontem, dia 9/8, a Diretoria da ASTC, no mês em que comemora o primeiro ano de gestão, com o apoio do ICON/TCE/SC, junto a seus associados e público interno,viveu um momento muito importante em nossa trajetória: brilhante palestra proferida pelo auditor substituto de Conselheiro Gerson dos Santos Sicca, que nos ofereceu preciosas reflexões sobre ética e solidariedade. Ao pensarmos que o controle público nada mais visa do que garantir que sejam prestados, de forma condigna, os valores mais caros à sociedade, tais como os serviços públicos de educação, saúde e segurança, percebemos uma dimensão diferente de nosso trabalho. Foi um diálogo profundo e fraterno, por meio do qual vimos renovada e despertada a vontade de muitos de contribuir mais e melhor, como profissionais e seres humanos.

Ao final do evento, apresentamos um resumido quadro do trabalho realizado pela ASTC em parceria com a ESAG JR sobre estruturas e práticas de gestão de pessoas nos Tribunais de Contas pátrios. Foram mais de quarenta dias de pesquisa, intenso aprendizado e trabalho, cujos dados não poderiam ser apresentados e discutidos em uma só tarde do evento, por isso apresentamos, apenas, alguns breves fundamentos. A primeira parte do trabalho, com os dados levantados, já está concluída e agora seguimos com a pesquisa interna de avaliação e a elaboração de um documento a ser entregue a todo o público interno e à Presidência da Casa. Muitos destes dados de pesquisa já foram publicados e encaminhados aos nossos associados por meio de boletins, e, além disso, vamos disponibilizar, em breve, o próprio estudo no endereço eletrônico da ASTC.

Os colegas que desejarem participar da elaboração do documento final, por favor, procurem-nos por meio da Secretaria da ASTC.

 Alguns dados, por sua relevância e densidade, também serão objeto de artigos e de comunicações à ATRICON e demais entidades afetas ao controle público.

Como disse a nossa Presidente da ASTC, Mirian TD Rosa, o conhecimento e o diálogo edificam, constroem, derrubam os muros do medo e da indiferença; nós, hoje, lembra Mirian TD Rosa, estamos capacitados e qualificados para fazer um Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina melhor.

ALERTAMOS: neste ponto de nossa democracia, nenhum modelo de instituição será legítimo se não amparado no estudo e no diálogo e NÃO ABRIREMOS MÃO deste dever.  Somos muitos, estamos preparados, somos fortes e seguiremos lutando, INCANSAVELMENTE.

O FORMULÁRIO DE PESQUISA  está disponível no espaço do associado (documentos) ou pode ser retirado na secretaria da associação. Os representantes da ASTC, diretores e funcionários, nos próximos dias, percorrerão as dependências do TCE recolhendo os formulários às urnas e prestando os esclarecimentos que se fizerem necessários.

PARTICIPE! NÃO PERCA A OPORTUNIDADE HISTÓRICA DE DIZERMOS COM RESPONSABILIDADE O QUE PENSAMOS E O QUE QUEREMOS PARA O NOSSO FUTURO!

 

Diretoria Executiva ASTC