Trilha do Conhecimento da ASTC aborda o tema Ética no Serviço Público

Foi realizada nesta terça-feira (9/8) mais uma edição do projeto Trilha do Conhecimento promovido pela ASTC em parceria com o Instituto de Contas do Tribunal de Contas de Santa Catarina, no auditório do TCE/SC. A palestra foi ministrada pelo auditor substituto de conselheiro, Dr. Gerson dos Santos Sicca, e abordou sobre os princípios administrativos e a ação ética no serviço público.

palestrante7

Para Sicca, o Estado reproduz em muitos momentos as práticas que asseguram a desigualdade e a discriminação. O fundamentalismo moral e a supremacia absoluta do mercado ameaçam a democracia e a administração pública. Ressaltou ainda que no Brasil “a radicalização dos embates na sociedade intensificou o cenário de crise, agregado à falta de diálogo sobre os problemas sociais. “A desigualdade é a maior agressão à ética no País e o motor das distorções nas instituições”, disse.

Como forma de superar esses desafios, o palestrante foi enfático: “Devemos pensar a realidade globalmente e agir localmente. Uma instituição aberta para o diálogo torna-se um espaço democrático. Nós servidores devemos melhorar a transparência do nosso trabalho e dialogar mais com a sociedade”. Conforme Sicca, o debate sobre a Ética dentro dos Tribunais reforça a necessidade de exercitar a autocritica e avaliar os riscos para evitar os abalos institucionais. “A maior preocupação dos brasileiros envolve um problema diretamente relacionado com nossas competências, precisamos estar preparados para dar respostas eticamente aceitáveis”.

Consultoria da ESAG Junior apresenta estudo realizado nos Tribunais de Contas brasileiros

Logo após a palestra, os consultores da ESAG Junior Thiago Barretto e Joana Janssen apresentaram os resultados do estudo realizado nos tribunais de contas brasileiros sobre os aspectos de gestão de pessoas e de fiscalização.

O objetivo foi levantar dados disponíveis pelos Tribunais de Contas dos Estados no que diz respeito às suas estruturas organizacionais, verificar o regulamento de gestão e elaborar um relatório final que contenha todo o conhecimento gerado ao longo do projeto. A consultoria da ESAG Junior, contratada pela ASTC, analisou questões relacionadas aos critérios de lotação, sistemática de gestão por competências e divisão dos serviços entre áreas meio e fim.

Na ocasião, a ASTC abriu uma pesquisa interna de avaliação que estará disponível até o dia 19 de agosto, com intuito de permitir que o associado manifeste suas opiniões para subsidiar as ações da Associação.

equipe_ASTC